Maternal: qual a sua influência na vida das crianças?

O maternal consiste em uma das fases mais importantes da vida das crianças, em que elas começam a experimentar suas primeiras vivências fora do ambiente familiar. Como parte da Educação Infantil, o maternal contempla crianças de 2 a 3 anos da idade (maternal I e crianças de 3 a 4 anos de idade (maternal II), que podem ter iniciado sua vida escolar no berçário I ou não.

Diferentemente da ideia que se tinha antigamente, hoje o maternal é visto não apenas como um lugar onde as crianças aprendem suas primeiras noções de higiene e suas primeiras lições sobre alimentação saudável. Para além disso, o maternal desempenha papel importante nos pilares afetivos, éticos e sociais dos pequenos. Isso se dá devido à sua influência em aspectos como:

Construção dos alicerces de personalidade e conhecimento; Desenvolvimento da autonomia das crianças, que contribui para o seu senso crítico e criativo; Sociabilidade, através de brincadeiras que instiguem noções de partilha e coletividade; Reconhecimento do próprio corpo e do outro, identificando suas partes e funções.

Maternal: 4 atividades fundamentais a serem desenvolvidas

Assim como nos demais estágios da Educação Infantil, o maternal possui, em sua essência, uma série de condutas a serem desenvolvidas nas crianças. Através de atividades bem planejadas e com objetivos claros, essa fase possui o grande potencial de fornecer as primeiras noções sobre a vida e suas experiências às crianças.

De todas as inúmeras atividades consideradas importantes para essa fase da vida escolar, separamos 4 que entendemos serem fundamentais:

Planejar atividades lúdicas com as crianças, que possam ser aplicadas no dia a dia e em suas práticas rotineiras, como as boas práticas de higiene após as refeições. Propor atividades que os alunos possam executar da forma mais autônoma possível, a fim de contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades de forma gradativa e saudável. Desenvolver atividades que estimulem a comunicação verbal, incentivando as crianças, por meio de conversas sobre o dia a dia, a se expressarem através da fala. Realizar atividades que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, utilizando recursos como massinhas, formas geométricas, exercícios de encaixe etc..

Todas as atividades, quando propostas com objetivos claros a serem atingidos, possuem importância única no maternal. Nesse período, a atenção com detalhes como cores, formas e texturas é um diferencial no que diz respeito à formação das crianças em seus mais diversos aspectos.

Nesse sentido, é extremamente recomendável que se utilize da criatividade para criar cenários e realidades distintos aos pequenos. Esse tipo de direcionamento, no maternal, contribui para que as crianças construam um repertório vasto de referências sobre as possibilidades à sua disposição. Dessa maneira, o uso de livros, materiais concretos e histórias curtas para contextualizar os aprendizados é de muito valor para os diferentes processos de assimilação das inúmeras informações que são apresentadas no maternal.

Dicas de como organizar o ambiente do maternal

Para um processo de aprendizagem efetivo, é preciso que o planejamento do ambiente seja um dos pilares a ser considerado. Nesse sentido, para o alcance de cada objetivo traçado, é preciso que se tenha em mente o tipo de ambiente que será proporcionado às crianças na escola infantil.

Na fase do maternal, de modo especial, os alunos encontram-se em um momento particular de suas vidas, que envolve a mudança de ambiente (vivências fora de casa e do convívio exclusivo com os responsáveis) e a interação com outras crianças. Dentro dessa dinâmica, é necessário que se planeje cada detalhe do local onde as diferentes atividades serão realizadas. Como principais aspectos para se atentar, estão:

Criar “cantinhos” específicos para a execução de cada uma das atividades planejadas, desenvolvendo, nas crianças, o entendimento sobre regras de organização e disciplina. Como exemplos mais comuns desses espaços, podemos citar o “cantinho da leitura,” “cantinho de artes”, “cantinho dos materiais” etc.. Manter os materiais em caixas e locais predeterminados (porta-lápis, estojos etc.) e solicitar a participação das crianças em sua organização, a fim de desenvolver sua proatividade em organizar os materiais depois de utilizados, bem como o seu senso de coletividade, tendo em vista que outros colegas os utilizarão depois. Modificar a decoração da sala periodicamente, substituindo alguns cartazes e alternando informações e aprendizados a serem destacados em murais e paredes.

No maternal, é de suma importância que todos os cuidados em relação aos materiais, sua disposição e o modo como serão utilizados nas aulas sejam tomados. Cada detalhe, no processo de formação das crianças dessa faixa etária, são imprescindíveis, pois impactam em toda a sua vida escolar e adulta.

Para entender melhor o dia a dia de um maternal, queremos convidar você a conhecer o maternal da nossa escola de educação infantil da zona sul.