Formação do caráter infantil: você sabe o que isso quer dizer?

A formação do caráter infantil diz respeito a diversos processos pelos quais as crianças passam ao longo do seu desenvolvimento. Por isso, faz parte de uma jornada em que estão presentes tanto a família quanto a escola de educação infantil, responsável por proporcionar a maior parte dos conhecimentos formais aos pequenos.

Nesse sentido, ao entender que a formação do caráter infantil corresponde a um processo complexo, em que hábitos, conhecimentos, exemplos e comportamentos estão incluídos, é preciso entender de que forma todos podem colaborar com aspectos positivos.

Além disso, de modo geral, costumamos nos referir ao caráter de modo qualificador, ou seja, atribuindo a ele características de “bom” ou “mau”. Para entendermos melhor sobre as principais influências nesse processo, é importante nos atentarmos às seguintes questões:

1. O papel da família na formação do caráter infantil;
  2. Os hábitos que fazem parte da realidade dos pequenos;
  3. A importância da escola de educação infantil no processo de formação do caráter;
  4. As atividades que contribuem para a formação do caráter infantil.

Qual é o papel dos pais na formação do caráter infantil?

Os pais possuem papel preponderante na formação do caráter infantil, pois eles são os responsáveis por administrar a rotina das crianças dentro de casa. Nesse sentido, são eles também os principais exemplos para os pequenos.

Dessa maneira, para a criança, torna-se natural a reprodução do tipo de atitude que os pais adotam em cada um dos momentos do seu dia. Em outras palavras, é através dos pais que ocorre a internalização de comportamentos sobre as situações do dia, que vão desde a maneira como respondem aos imprevistos que ocorrem dentro de casa, até a tomada de decisão frente a circunstâncias mais sérias. Formação do caráter infantil: o que mais importa nesse processo?

Durante o período de formação do caráter infantil, é preciso que alguns pontos sejam levados em conta, que vão desde os comportamentos dentro de casa, até o modo como as situações são vividas para que os problemas que, por ventura, surjam, possam ser revertidos.

Dentre esses aspectos, podemos destacar alguns:

1. Importância do amor e da atenção;
  2. Rotina e respeito;
  3. Momentos de diversão e educação;
  4. Atitudes cooperativas;
  5. Senso de honestidade e justiça;
  6. Congruência entre fala e atitude.

Nesse sentido, para que esses valores sejam incorporados pelas crianças, é preciso que seja criado um ambiente capaz de proporcionar essas noções. Para isso, tanto a família quanto a escola de educação infantil precisam estar atentas ao propor atividades que tragam, em sua base, também essas características. Dessa forma, algumas que podem ser consideradas benéficas para esse processo são:

A criança aprende brincando. Propor diversos momentos com foco em lazer é uma das maneiras mais eficientes de contribuir com esse processo de aprendizado e educação.

A prática de incluir as crianças como parte da rotina e trabalhos de casa permite com que elas participem da organização do lar, por exemplo. Isso faz com que elas absorvam maneiras de aprender a conviver em sociedade e de forma cooperativa.

Os hábitos e a formação do caráter das crianças A formação do caráter infantil está amplamente relacionada com a repetição de comportamentos e, consequentemente, ao modo como as crianças aprendem a significá-los. Assim como a maior parte dos aprendizados que adquirimos ao longo da vida, o caráter dos pequenos também se constrói a partir de ações repetidas, que vão se tornando mais ou menos valorosas, de acordo com os valores do ambiente onde são reproduzidas.

Nesse sentido, os hábitos exercem forte influência na formação do caráter das crianças, já que eles são a tradução do que é permitido ou não no local onde elas vivem, além de traduzirem os sentidos de mundo que devem ou não ser mantidos ao longo da vida. Tratam-se, pois, do primeiro contato da criança com a realidade e com aquilo que deve e/ou pode compô-la.

Dessa forma, os hábitos funcionam como ferramentas de validação de determinados valores que precisam estar presentes na formação do caráter das crianças, a fim de que sejam constantemente aprimorados e exitosamente absorvidos para a vida. Dentre eles, destacam-se os seguintes:

1. Amor;

2. Confiança;

3. Respeito;

4. Afeto;

5. Disciplina.

Todos esses valores podem ser construídos através de hábitos que se instituem dentro de casa, do relacionamento com seus adultos cuidadores e a forma com que eles lidam com as atitudes das crianças, bem como da maneira como expõem suas próprias atitudes a elas. Dessa maneira, ressaltamos que o que a criança tem de habilidades devem ser valorizadas e suas dificuldades trabalhadas com muito amor e paciência, respeitando o seu tempo de desenvolvimento.

A importância da educação infantil na formação do caráter infantil

Assim como a convivência no lar, as experiências na educação infantil são de suma importância na formação do caráter. Isso se dá, sobretudo, ao fato de as crianças passarem a maior parte do seu tempo dentro das escolas de educação infantil, onde convivem com diferentes pessoas e realidades.

Invariavelmente, essa experiência, proporcionada de modo exclusivo pelas escolas de educação infantil, é fundamental para auxiliar na construção do caráter das crianças, já que, nesse ambiente, elas passam a maior parte do seu tempo. Nesse sentido, a escolha de uma boa escola de educação infantil assume um papel essencial nesse processo.

Na Escola de Educação Infantil Pais e Filhos, as crianças são recebidas por professores preparados e conscientes a respeito do seu papel na contribuição da formação do caráter infantil. Para isso, prezam valores como amor, respeito, empatia e cooperação. Eles, sem sombra de dúvida, mediam as construções e os entendimentos de mundo por parte dos pequenos, através de uma respeitosa escuta ativa.