Creche: como funciona?

A creche corresponde ao lugar onde as crianças estabelecem o seu primeiro contato com a Educação Infantil. Nessa etapa, que contempla crianças de 0 a 3 anos, existe uma preocupação direcionada ao desenvolvimento integral da criança, servindo como um ambiente complementar ao familiar, onde é promovido o primeiro contato com um local diferente à sua própria casa, em que há convivência com outras crianças e respeito a determinados combinados.

Por possuir como um dos seus objetivos a formação intelectual das crianças, a creche é considerada parte da pré-escola, com obrigações a serem cumpridas, tais como:

Garantir o desenvolvimento social, psicológico e psicomotor das crianças; Proporcionar atividades que estimulem a expressão das crianças, por meio do canto, da dança e dos jogos, por exemplo; Contribuir para o desenvolvimento de noções básicas de convivência e empatia, dando especial atenção aos aspectos inerentes ao senso de coletividade às crianças; Tratar das necessidades de cada criança, buscando aproveitar ao máximo as potencialidades de cada um.

O planejamento das atividades a serem desenvolvidas na creche deve levar em conta as habilidades e competências que as crianças devem desenvolver nesse período de suas vidas. Nesse sentido, as escolas infantis, como as creches em Porto Alegre, devem estruturar seus currículos com foco no desenvolvimento da marcha, da linguagem, do pensamento simbólico e da sociabilidade, por exemplo. Creche e brincadeiras: qual é a relação?

Na creche, o estímulo à brincadeira é um fator fundamental para o bom desempenho das atividades propostas. Além de desenvolver habilidades específicas na escola de educação infantil, as brincadeiras contribuem para a identificação de possíveis necessidades de intervenções e acompanhamentos das crianças que apresentem alguma dificuldade no seu dia a dia. 

Na escola infantil, a criança pode reproduzir suas percepções de mundo através das brincadeiras. Por ser um espaço destinado, dentre outras coisas, à construção de suas ideias sobre o mundo, a creche é o lugar ideal para incentivar a criatividade das crianças, mostrando-se aberta às suas propostas e manifestações.

Além disso, existe outro aspecto importante nas brincadeiras, que vai além do seu teor lúdico: os combinados e as etapas que precisam ser cumpridas e respeitadas. Nesse sentido, ao professor, está reservada a tarefa de ficar atento aos principais elementos a serem trabalhados nas situações de brincadeira.

Creche e a importância da rotina

Para que as crianças construam sua identidade e autonomia, é preciso que as creches deem especial atenção à rotina das crianças. Isso se justifica pelo fato de que, com uma rotina bem estruturada na educação infantil, cria-se um ambiente seguro para as crianças, onde elas sentem-se protegidas e mais à vontade para desenvolver novas habilidades.

Nessa rotina, cabe ao professor encaixar algumas atividades básicas, como nas escolinhas de Porto Alegre, conforme a seguir:

Contato com a natureza

O hábito de estar em contato com a natureza é extremamente importante na creche. Nesse tipo de ambiente, as crianças conseguem brincar de forma mais livre, utilizando a imaginação para criar novas brincadeiras e possibilidades de interagir com o meio.

Contato com a leitura

Nas escolas de educação infantil, o contato com a leitura é um elemento muito importante e que deve ser constantemente estimulado. Nesse sentido, pensado de forma prévia à alfabetização, a leitura contribui com o desenvolvimento da linguagem e das percepções sobre as diferenças existentes entre a fala cotidiana e a fala decorrente de uma leitura do trecho de um livro pelo adulto leitor, por exemplo.

Recreação

O momento da recreação, nas escolas infantis, é importante para proporcionar às crianças um momento capaz de desenvolver inúmeros aspectos comunicacionais. Por isso, é preciso que a recreação esteja presente na rotina das crianças na creche, sendo usado para realizar perguntas capazes de desenvolver alguns entendimentos de mundo, tais como:

Percepção sobre o clima e a temperatura do dia; Diferenciação das estações do ano; Reconhecimento dos dias da semana; Consciência sobre o tempo (passado, presente e futuro), através de perguntas a respeito dos acontecimentos do dia anterior na creche e em casa.

Como escolher uma boa creche para as crianças?

O primeiro ponto a ser considerado na escolha de uma boa creche para as crianças consiste na confiança e segurança que ela passa para os responsáveis. Dessa forma, é preciso que haja reconhecimento e identificação entre a proposta pedagógica da escola infantil com aquilo que a família acredita ser o melhor para o seu pequeno.

Para facilitar a jornada percorrida no momento de escolher uma boa creche para as crianças, separamos alguns elementos essenciais a serem considerados antes de tomar essa importante decisão:

Estrutura física

Embora não seja tudo, uma boa estrutura física é fundamental para que as atividades propostas pela creche sejam efetivamente desenvolvidas. Nesse sentido, é preciso avaliar se a estrutura disponibilizada pela escolinha infantil proporciona locais específicos e em boas condições para a realização da higiene das crianças, de sua alimentação, do momento do soninho e das demais atividades pedagógicas incluídas em seu currículo.

Preparação acadêmica dos professores

Tão importante quanto conhecer e se identificar com a proposta pedagógica da creche é ter conhecimento e confiança sobre como serão conduzidas as atividades. Assim, é imprescindível que os responsáveis estejam conscientes a respeito da formação e preparo dos professores que estão à frente das turmas da escola de educação infantil.

Além disso, em caso de necessidades especiais da criança, o cuidado deve ser redobrado, a fim de que se tenha certeza a respeito da atenção que será dada, por parte desses profissionais, à criança. 

Relação com os pais e horários das reuniões

Outro elemento bastante importante no momento de escolher a creche ideal para o seu pequeno é entender o modo como a escolinha infantil se relaciona com os responsáveis. Nesse sentido, é importante certificar-se a respeito de aspectos como:

Frequência de reuniões com os responsáveis; Modo de reportar a rotina da criança, seus avanços e necessidades; Valorização da presença dos responsáveis em atividades realizadas pela creche.

Dessa maneira, para que uma boa relação se construa entre a escola de educação infantil e a família, é preciso que todos esses critérios sejam considerados. Além disso, é extremamente necessário que se analise, periodicamente, esses pontos, a fim de reavaliá-los e entender se continuam convergentes com as expectativas e exigências dos responsáveis.