Berçário: como funciona?

O berçário é uma parte do universo escolar que recebe crianças de 4 a 11 meses de idade (berçário I) e de 1 a 2 anos (berçário II). Por consistir no primeiro ambiente onde a criança desenvolverá noções básicas sobre si mesma, ele comporta uma série de cuidados e pontos de atenção a serem cumpridos.

Um dos grandes benefícios do berçário para as famílias reside na possibilidade de deixar seus filhos em uma escola de educação infantil que deve combinar os pilares de segurança e educação em sua estrutura. Por esse motivo, deixar as crianças em um berçário, logo no início de sua vida, pode ser a melhor opção, já que é uma bela oportunidade para iniciá-las em sua vivência coletiva desde cedo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ambiente do berçário, como é o caso dos berçários em Porto Alegre, não deve ser associado a um lugar de distração para as crianças. Por se tratar de uma parte da educação infantil, ele corresponde ao início do processo de construção da personalidade dos indivíduos, exercendo influência direta em processos de:

Formação da identidade;

Socialização;

Modos de se expressar;

Coordenação motora;

Reconhecimento das formas, sensações e sentimentos.

Para garantir a efetiva participação do berçário nesses momentos da vida das crianças, é indispensável que ele conte com uma gestão empenhada em fornecer todos os materiais necessários ao pleno atendimento das necessidades de cada etapa. Dessa maneira, a exploração dos sentidos das crianças é primordial para dar início ao seu contato com o mundo, especialmente em uma escola de educação infantil.

Durante sua estada no local, os pequenos precisam ter suas primeiras experiências com texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre inúmeros outros elementos da realidade. Essa inserção às coisas do mundo garante um melhor entendimento da criança em relação ao seu próprio corpo e, consequentemente, aos limites em relação ao outro.

O que se trabalha no berçário?

Os objetivos das atividades desenvolvidas no berçário estão envolvidas com:

Adaptação ao ambiente; Curiosidade; Desenvolvimento dos sentidos; Capacidade de lidar com os sentimentos.

Nesse sentido, nas atividades de brincadeira, é preciso que se dê preferência a brinquedos coloridos e que emitem sons, pois eles contribuem com o desenvolvimento das crianças. Além desses, há também os brinquedos de empilhar e encaixar, que são ótimos para desenvolver a coordenação e o raciocínio lógico dos pequenos em escolas com berçário em Porto Alegre.

É de extrema importância, ao selecionar os brinquedos do berçário, que sejam levados em consideração os riscos inerentes ao seu tamanho - nunca serem pequenos a ponto de poderem ser engolidos. Além disso, é natural que as crianças, nessa fase da vida, levem os objetos à boca. Por esse motivo, é essencial que se tome cuidado com brinquedos que possam ser feitos com tinta tóxica ou outro componente prejudicial à criança.

Como atividades importantes a serem desenvolvidas na escola infantil, selecionamos algumas:

Explore as cores; Trabalhe com os sons, pois eles são eficientes estímulos cerebrais; Incentive atividades que envolvam a arte; Inclua contagem de histórias no seu programa, pois elas estimulam o desenvolvimento da linguagem; Realize atividades sensoriais, com o uso luzes, espelho, cores, diferentes texturas e formas e aspectos físicos variados.

Outra atividade essencial nessa fase é a experiência com o ambiente como maneira de tornar o desenvolvimento das competências ainda mais efetivo. Isso se dá, dentre outras coisas, devido aos aspectos de identificação e segurança necessários às crianças no momento em que são colocadas em um lugar diferente do lar onde sempre estiveram.

Como organizar um berçário

O ambiente de um berçário deve ser seguro e educativo. Por isso, sua infraestrutura é componente fundamental para o desenvolvimento de todo o programa pedagógico correspondente.

Além de ser a segunda casa das crianças, ele deve garantir o seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor. Tantas responsabilidades só podem ser assumidas dentro de berçários em Porto Alegre que estejam preparados, também fisicamente, para receber todas as crianças e desenvolver, com qualidade, suas atividades.

Dessa maneira, há alguns ambientes que não podem faltar em um berçário, tais como:

Sala de repouso:

Lugar onde os momentos de descanso acontecem. Esse ambiente precisa ser bem ventilado, com uma iluminação adequada e com roupa de cama, roupas, chupetas e brinquedos individuais.

Fraldário:

Para o momento da higiene, é imprescindível que haja um fraldário adequadamente higienizado, com cestos de lixo à disposição das berçaristas. Sala de atividades:

Esse é o local em que as explorações acontecem. É preciso que seja um espaço planejado para estimular a autonomia da criança, dando acesso a todos os brinquedos e espaços existentes.

Pátio:

As atividades diurnas são fundamentais para as crianças no berçário. Nesse sentido, é preciso que haja um espaço onde elas possam tomar um pouco de sol durante o dia, ou mesmo desenvolverem atividades diversas ao ar livre.

Para além desses espaços que compõem um berçário, é preciso que todos os detalhes de sua logística sejam considerados. Como exemplo, podemos citar o cuidado com o tipo de material com que são feitas as paredes do fraldário, a fim de garantir uma boa higienização.

Como escolher o berçário ideal

O momento de escolher o melhor berçário costuma ser o mais desafiador para os responsáveis. Isso porque, invariavelmente, há uma série de fatores a serem levados em consideração nessa decisão, já que se trata de uma responsabilidade imensa em vários sentidos.

Uma forma de tornar esse processo menos preocupante é ter muito claras as perguntas a serem feitas para os berçários visitados. Separamos algumas que consideramos as mais importantes:

As turmas são compostas por quantas crianças em média? Qual é o número máximo permitido?

Como é o lactário? A higienização é criteriosa, e os objetos são devidamente esterilizados? 

A quantidade de berços existente atende toda a demanda das turmas? Eles são seguros?

Existe área externa para a realização de atividades ao ar livre? As janelas possuem grades ou telas de segurança?

Os brinquedos disponibilizados para as crianças estão em boas condições? Algum deles oferece risco de ser engolido?

Como é estruturada a rotina das atividades?

O berçário conta com uma agenda onde conste a rotina da criança, com informações sobre evacuação, alimentação, dentre outras?

Com essa lista de perguntas em mãos, o processo até a tomada de decisão sobre qual o melhor berçário para a criança torna-se mais seguro e organizado. 

Cientes e bem informados sobre os principais aspectos pertinentes ao berçário e a essa fase tão importante da formação de nossas crianças, convidamos você a conhecer o berçário no Menino Deus da Escola de Educação Infantil Pais e Filhos!